BRAZIL-L Archives

Archiver > BRAZIL > 2006-05 > 1147710005

From: "Ruth Leite" <>
Subject: Re: [BRAZIL] PESQUISA DOS NAVIOS
Date: Mon, 15 May 2006 18:20:05 +0200

Oi E?,

Na verdade tb nao sou nenhuma experte no assunto...resumindo o que eu
sei e que os imigrantes europeus eram muito pobres na grande
maioria...quase mendingos nao tinham nem o que comer...o processo de
imigracao foi incentivado por muitos governos mesmo sabendo de todos
os problemas pq na realidade eles nao tinham o que fazer com a
populacao pauperrima que so crescia na europa. Como eram muito pobres
nao tinha obviamente dinheiro para pagar uma viagem cruzandos os
mares.Com a abolicao da escrevatura no Brasil...os fazendeiros de cafe
precisavam de mao de obra para substituir o negro que ja nao era mais
escravo. Foram feitos tratados entre governos pois interessava a ambos
o incentivo a imigracao...os primeiros imigrantes...os que chegaram
ate mais ou menos 1860...no estado de SP vieram pelo sistema de
parceria...o Fazendeiro pagava a viagem e o colono tinha que pagar com
parte dao cafe produzido na area de que era responsavel...e nao podia
sair enquanto nao quitasse a divida...o que li foi que muitos dos
colonos nao tinha experiencia alguma com a lavoura e que o acordo nao
era muito bom...as mas noticias chegaram ate a europa e foi ai que o
governo alemao proibui a imigracao alema para o Brasil...depois foi
aprovada uma lei onde o governo realmente oferecia um pedaco de terre
que passava a pertencer ao imigrante...que foi por volta de 1870...
espero ter respondido sua pergunta,
Ruth